Serviços Projetos VAREJO Contatos
 Durante o desenvolvimento dos projetos e a construção do empreendimento, até a sua inauguração, acompanhamos as diversas etapas da formatação técnica e jurídica, visando à conciliação entre a área técnica, os interesses comerciais e financeiros dos empreendedores. Assim como, auxiliaremos em todas as etapas do marketing e comunicação da comercialização.  Administração - Etapa pré-operacional 1ª fase: Acompanhamento Jurídico, de Projetos e de Marketing
 Trabalho a ser executado nesta etapa: Visando a redução de custos operacionais/ condominiais futuros e a racionalização da operação. A PCA acompanhará a fase de projetos, assessorando, entre outros, na conceituação do tipo e características dos sistemas elétricos, hidráulicos, de ar-condicionado, CFTV, automação, paisagismo, mobiliário, incêndio, arquitetura e definição de áreas técnicas.
 Assessoria, aos advogados do empreendimento, na montagem da estrutura jurídico/ documental do empreendimento, compreendendo de forma genérica: Contrato de Locação, Cessão de Direitos de Uso (Luvas), Normas Gerais Regedoras das Locações, Associação de Lojistas, Fundo de Promoção e Propaganda e Regimento Interno.
 Assessoria, à agência do empreendimento, na elaboração do cronograma de eventos e do plano de media, contemplando desde o lançamento da comercialização até a inauguração, bem como, na definição de todo o material promocional de lançamento e apoio à comercialização.
 Montagem e definições de custos condominiais e de seu CRD (Coeficiente da Rateio de Despesas).
 Definição dos valores de fundo de promoção e de sua estruturação jurídica.
 Estruturação em implantação da Associação de Lojistas do empreendimento.
 Assessoria na contratação da empresa que será responsável pela Implantação do Comitê Técnico de Implantação de Lojas.
 Assessoria, quando necessária, ao Comitê Técnico na negociação de possíveis alterações nos projetos arquitetônicos dos lojistas âncoras.

Sumauma Parque Shopping - Manaus - AM

Bourbon Shopping São Paulo - SP

2ª fase: Implantação Administrativa / Operacional Determinação das necessidades de pessoal próprio ou terceirizado para o empreendimento;
 Definição dos cargos e perfis dos profissionais e prestadores de serviços;
 Seleção e treinamento do pessoal;
 Coordenação da montagem do Comitê Técnico, englobando: seleção e contratação do pessoal qualificado (os custos dos terceiros, participantes do comitê técnico serão arcados pela CONTRATANTE), e estabelecimento do sistema para acompanhamento das obras dos lojistas, da cobrança e aprovação dos projetos e da instalação física das lojas individuais, no período que antecede a inauguração;
 Definição de procedimentos licitatórios para contratação de prestadores de serviços (segurança, limpeza, etc.) oferecendo transparência aos processos; Elaboração de projetos detalhados para a prestação dos serviços de segurança e conservação ambiental, em função das características do Centro Comercial, objetivando inclusive o detalhamento das cartas-convites para licitação das empresas terceirizadas; Coordenação dos processos licitatórios;
 Desenvolvimento de outros procedimentos e processos administrativos e operacionais, incluindo formulários e impressos padronizados;
 Elaboração do orçamento de gastos pré-operacionais, com o detalhamento exaustivo de todos os gastos necessários à estruturação dos serviços do Centro Comercial na sua fase operacional, incluindo materiais, equipamentos, ferramentas, instrumentos, mobiliário e serviços;
 Coordenação do processamento e cobrança de gastos pré-operacionais, junto aos futuros lojistas do Centro Comercial, se assim for definido;
 Coordenação dos trabalhos de aquisição dos materiais, equipamentos, ferramentas, instrumentos, mobiliário e contratação dos serviços, tudo de acordo com o orçamento de gastos pré-operacionais aprovados;
 Recebimento do Centro Comercial da Construtora.

Manaus Plaza Shopping - AM

Partage Shopping Betim - MG

Etapa Operacional (Pós-inauguração) Nesta etapa tratamos da administração propriamente dita do empreendimento. Gestão do Empreendimento A PCA assumirá a responsabilidade pela planificação, organização, e supervisão das atividades administrativas/ operacionais do empreendimento, a serem desenvolvidas por equipe alocada e custeada pelo próprio Centro Comercial, e será responsável pelo acompanhamento de sua execução, abrangendo, entre outros, os seguintes itens: Elaboração e Acompanhamento dos Orçamentos de Resultados do Empreendimento;
 Elaboração e Acompanhamento dos Orçamentos de Encargos Condominiais;
 Elaboração e Acompanhamento dos Planos e Orçamentos de Marketing;
 Assegurar a integridade das propostas conceituais do empreendimento;
 Gestão dos contratos bem como acompanhamento nas renegociações, aditivos e rescisões;
 Coordenação e acompanhamento de todos os sistemas administrativos (gerenciamento geral, finanças, tesouraria, contabilidade);
 Coordenação e acompanhamento do sistema de auditoria mensal de lojas (se houver);
 Revisão e adequação constante do tenant mix ao mercado existente e aos objetivos de longo prazo do Empreendimento; 
 Apoio gerencial e estratégico ao relacionamento com lojistas;
 Introdução de Indicadores de Desempenho que permitam o acompanhamento ágil e transparente dos resultados, auxiliando os processos de tomada de decisões;
 Contratação de Seguros: aconselhamento e orientação sobre as coberturas a serem contratadas e o processo de licitação para sua contratação;
 Coordenação do processo de Planejamento Estratégico Anual do empreendimento; 
 Planejamento e acompanhamento dos programas das áreas operacionais, realizando, com agilidade e presteza, as correções e adequações que se fizerem necessárias.


Bourbon Shopping Wallig - Porto Alegre - RS

Polo Shopping Indaiatuba - SP

Planejamento Comercialização
Voltar ao topo
Homepage Av. Angélica, 745, conj. 24, Bairro: Higienópolis - CEP: 01227-000 - São Paulo - SP - Brasil.